domingo, 29 de março de 1998

Do humor e da troça

           Cuatrocasas é um breve livro de breves contos. Publicado pela Losada de Buenos Aires, em 1976, ano em que foi premiado pela Casa de las Américas, faz de Eduardo Mignona, seu autor, um nome de exceção nas Letras do Continente.

           São dezoito contos que alguém poderia afirmar tratar-se de um pequeno romance onde o grande protagonista seria a linguagem. Jorge Lafforgue sobre eles diz, também, que é possível lê-los como um alegado contra a injustiça, um testemunho de situações intoleráveis. Na verdade, esse pequeno livro é tão surpreendentemente rico – e na sua forma e nos seus temas – que as aproximações podem ser múltiplas e profundas. Cada conto é um universo que se inscreve em Cuatrocasas, um povoado entre dois enormes latifúndios: a fazenda “La Esperanza” e a fazenda “Los Ñandues”. São léguas e léguas de campo e, além da terra, seus proprietários são como que donos de tudo. Ou aspiram sê-lo ou pensam que são.

            O conto “Los señores” é uma obra prima da troça nesse enumerar de embates em que as duas famílias latifundiárias se degladiam para se impor uns aos outros. Para isso, nunca lhes faltaram razões ainda que fosse preciso inventar. Assim, a partida de futebol entre as duas estâncias quando dizem os patrões: Jogando há de se ver de que lado estão os homens.
             Foi numa tarde de verão e ao estádio chegaram os patrões. Do automóvel foram para baixo dos guarda-sóis. Havia banda e os jogadores, de uniforme, eram fotografados. Os patrões apostavam alto. Porém, as apostas em francês, as apostas em inglês, as expectativas de um 7 a 0, de um 10 a 1 não venceram a vontade dos peões. Estáticos, ficaram no meio do campo. Indiferentes às ameaças – Estão todos desempregados, Vão morrer de fome – e  à espera dos patrões que voltaram no segundo dia, na outra semana e no outro mês enquanto eles ficaram ali, indiferentes aos ventos e aos aguaceiros até que as camisetas foram vencidas pelo tempo.

            O conto termina sem explicar decepções e em que tempo os patrões se conformaram com elas; sem dar voz aos peões para dizer da misteriosa imobilidade quando deles era esperada a ação.

           Nada impede, pois, de entender essa imobilidade como a recusa em  se constituir o circo para aqueles que sempre, desejando mais, lhes roubavam todas as forças, todos os suores, numa exploração sem leis.

           Então a troça que delineava os enfrentamentos entre as famílias é substituída pelo humor. Porque também é risível saber que os patrões, na expectativa do  jogo, apostaram duas mil ovelhas, mil hectares, um tonel de scotch, cem juntas de boi, ali no estádio voltaram muitas vezes e que os peões que eles queriam jogadores – foram vestidos uns com camiseta preta e gola branca, outros de verde com o nome da fazenda bordado nas costas – se imobilizaram todos, no meio do campo, indiferentes aos passar do tempo.

            Mas, sabe-se, o humor nunca é inocente. O querer dos patrões de se fazer servir, levado ao paroxismo de transformar os peões da fazenda em jogadores de futebol no intuito de resolver pendências pessoais, foi neutralizado. Mas por uma ação que, ao fugir da realidade – permanecer imóvel até as roupas se desfazerem sob as intempéries –, reafirma essa realidade onde jamais a vontade do patrão pode ser contrariada.

          E, se possui graça a situação – de um lado os patrões impotentes, esperando, agora, a vontade dos assalariados, do outro a imobilidade sem palavras –, igualmente sugere um lado vencedor, o dos peões; mas também, inevitavelmente sugere, a constatação da impossibilidade que tal aconteça. É quando o risível se torna reflexão.

                        Como os demais contos de Cuatrocasas, se trata de um conflito que acontece perdido num rincão distante mas que se extrapola para se transfigurar naquele que é eterno das relações humanas: o da exploração e domínio do homem pelo homem. E aí está uma das qualidades desse esplêndido conto. Suficiente para mostrar seu autor como um grande mestre do gênero no Continente.

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