domingo, 23 de fevereiro de 1997

Inimaginável paralelo

          No ano passado, a Mercado Aberto de Porto Alegre lançou os quatro primeiros títulos da série “Pequenas grandes obras” cujo objetivo é levar ao grande público textos representativos da obra de escritores de renome, no caso Charles Kiefer, Eric Nepomuceno, Simões Lopes Neto e Mempo Giardinelli.Um conto dá título ao volume que, embora pequeno nos seus quinze por dez e no seu quase meio centímetro de espessura, abriga quatro ou cinco relatos. Excetuando A mulher do professor, feito de dez narrativas, assim é para O elo perdido, O negro Bonifácio, A máquina de dar beijinhos.

           Cinco narrativas – a morte de um torcedor de futebol ao saborear, enfim, a vitória de seu time, a solidão de um escritor no quarto de hotel, o drama do inventor da máquina de dar beijinhos, o conselho do avô para o neto – fazem parte de A máquina de dar beijinhos, título um pouco risonho e que não anuncia o tema do primeiro relato a se inscrever no livro: “Tempo de colheita”.

           Esse conto foi dedicado a Erskine Caldwell numa confissão de dívida: a influência que Mempo Giardinelli reconhece ter sofrido e tenta explicar pelo “parentesco” entre sua terra e a do escritor norte-americano.Os infinitos e insondáveis mistérios desta América de que fala o escritor argentino é o inexplicável confronto entre a terra produtiva e rica e o homem condenado a estar de braços cruzados e pobre.Juan Gomez, o personagem de “Tempo de colheita” com um pouco de pão na sacola e a pé, perambula em busca de trabalho na colheita do algodão num Chaco que parecia vestir-se de branco.Ele é pacífico e só quer ganhar umas moedas mas, as negativas se acrescentam – cada vez se plantava menos, cada vez havia menos terras cultivadas, cada vez havia menos para colher, cada vez havia menos trabalho e menos dinheiro – e lhe é negado até o desejo de querer.

            Mempo Giardinelli, autor de Luna Caliente, romance já publicado no Brasil, nesse conto faz pensar naqueles norte-americanos pobres de Estrada do tabaco ao traçar essa trajetória que o medo e a intolerância tornam irremediavelmente trágica para Juan Gomez: na solidão e no desespero, no caminho que chega ao fim, inglório, se faz o seu destino de marginal.Então, Mempo Giardinelli, o argentino se lembra de Erskine Caldwell.Um e outro não deixam esquecer o que parece, muitas vezes eludido ou ignorado: que no Continente, mesmo aquele ao norte do Rio Grande, nem todos podem escapar da miséria.

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