No ano passado, a Mercado
Aberto de Porto Alegre lançou os quatro primeiros títulos da série “Pequenas grandes
obras” cujo objetivo é levar ao grande
público textos representativos da obra de escritores de renome, no caso Charles
Kiefer, Eric Nepomuceno, Simões Lopes Neto e Mempo Giardinelli.Um conto dá
título ao volume que, embora pequeno nos seus quinze por dez e no seu quase
meio centímetro de espessura, abriga quatro ou cinco relatos. Excetuando A mulher do professor, feito de dez
narrativas, assim é para O elo perdido,
O negro Bonifácio, A máquina de dar beijinhos.
Cinco
narrativas – a morte de um torcedor de futebol ao saborear, enfim, a vitória de
seu time, a solidão de um escritor no quarto de hotel, o drama do inventor da
máquina de dar beijinhos, o conselho do avô para o neto – fazem parte de A máquina de dar beijinhos, título um
pouco risonho e que não anuncia o tema do primeiro relato a se inscrever no livro:
“Tempo de colheita”.
Esse
conto foi dedicado a Erskine Caldwell numa confissão de dívida: a influência
que Mempo Giardinelli reconhece ter sofrido e tenta explicar pelo “parentesco”
entre sua terra e a do escritor norte-americano.Os infinitos e insondáveis mistérios
desta América de que fala o escritor argentino é o inexplicável confronto
entre a terra produtiva e rica e o homem condenado a estar de braços cruzados e
pobre.Juan Gomez, o personagem de “Tempo de colheita” com um pouco de pão na
sacola e a pé, perambula em busca de trabalho na colheita do algodão num Chaco que parecia vestir-se de branco.Ele é
pacífico e só quer ganhar umas moedas mas, as negativas se acrescentam – cada
vez se plantava menos, cada vez havia menos terras cultivadas, cada vez havia
menos para colher, cada vez havia menos trabalho e menos dinheiro – e lhe é negado
até o desejo de querer.
Mempo
Giardinelli, autor de Luna Caliente,
romance já publicado no Brasil, nesse conto faz pensar naqueles norte-americanos
pobres de Estrada do tabaco ao
traçar essa trajetória que o medo e a intolerância tornam irremediavelmente
trágica para Juan Gomez: na solidão e no desespero, no caminho que chega ao
fim, inglório, se faz o seu destino de marginal.Então, Mempo Giardinelli, o
argentino se lembra de Erskine Caldwell.Um e outro não deixam esquecer o que
parece, muitas vezes eludido ou ignorado: que no Continente, mesmo aquele ao
norte do Rio Grande, nem todos podem escapar da miséria.

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