Vista del amanecer en el trópico, breves episódios que parecem nada ter entre si,
embora se unam uns aos outros por aquelas razões que sempre conduziram o
destino dos povos: as que muitas vezes servem para justificar a opressão e a
injustiça. História da Ilha feita de momentos decisivos de uma vida e de ações
coletivas. Multifacetados testemunhos emergindo do verso do poeta, do
manifesto, do edito, do diário de campanha, da narrativa oral, da
correspondência, da história oficial, da gravura, da foto.
As fotos da Vitória e aquela
da Derrota.
Guillermo Cabrera Infante,
nascido em Cuba em 1929 tem para elas um olhar minuciosamente atento. Filho do
Continente, embora tenha optado pela cidadania inglesa, essas imagens lhe
oferecem leituras que alimentam a ironia
presente nos textos inspirados nessas fotos.Assim, as fotos da Vitória. Ao se
deter sobre uma delas, Guillermo Cabera Infante inicia o seu texto dizendo que a foto é de um curioso simbolismo. Sinaliza
o fim de uma tirania militar ao mesmo
tempo que entroniza um soldado . Soldado que é o elemento central da foto.
Sua postura e seu gesto – cabeça erguida, a mão direita segurando o rifle para o
alto – fixam-no em triunfo. Para ele convergem os acenos de dois homens do
povo. E detrás deles se percebe parte do cenário: sacadas de ferro forjado,
janelas abertas e, na esquina, uma publicidade de linha aérea, em inglês. Uma
outra foto mostra o ambicioso general , a paisano, sorridente,rodeado de militares, coronéis e capitães que uma hora depois serão generais e brigadeiros. E, ainda, uma
terceira foto documenta o Comandante em Chefe, entrando na cidade com mais um
comandante, num jipe, sendo aclamado pela multidão. Na realidade, eram dois
Comandantes que o acompanhavam, mas o fotógrafo não conhecendo um deles o
cortou da foto para fazê-la mais compacta. Ato que Guillermo Cabrera Infante
chamou de adivinhação histórica pois,
meses depois, esse Comandante era acusado de traição e condenado a permanecer
trinta anos na cadeia. São retratos esboçados, desta vez em textos que fortemente
os relacionam com os demais do livro. São expressões fugazes e subentendidos a
sugerir incertezas: a multidão parece estar entusiasmada com a vitória de sua
causa; os militares, beneficiados pela vitória, parecem não se importar com a cisão que tais benefícios possam provocar; a
multidão saudando três comandantes que, poucos meses passados, serão dois, pois
um deles irá cair em desgraça.
Certamente significados que se acrescentam àqueles
oferecidos na rigidez das imagens, permitindo interpretações que se distanciam
do propósito que as originou: documentar um momento de vitória, com a pretensão
de fazer disso uma verdade.

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